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Publicado em 18/09/2017 as 09:59

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TESTE: HYUNDAI CRETA 1.6 PULSE PLUS

A revista Auto Esporte testou e avaliou a mais nova versão do SUV da Hyundai no Brasil o Creta 1.6 Pulse Plus, Confira a publicação a seguir.

 

O Hyundai Creta chegou à lojas no início deste ano, mas, antes mesmo de comemorar o primeiro aniversário, o SUV já recebeu algumas mudanças nas versões. Se a motorização 2.0 ficou restrita à versão topo de linha Prestige – antes, também havia uma opção Pulse mais potente –, o 1.6 recebeu uma nova configuração Pulse Plus por R$ 89.990. Confira se a novidade vale a pena!

 

 

Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus (Foto: Hyundai)
 
Impressões ao volante

Sob o capô, o propulsor é o mesmo 1.6 16V flex de até 130 cv e 16,5 kgfm de torque da intermediária Pulse (R$ 86.740), com a qual compartilha o câmbio automático de seis marchas. Ou seja: ainda que não haja fôlego de sobra para acelerações mais vigorosas, o conjunto se mostra suficiente para o trânsito. Na balança, o Creta alcança os 1.359 kg, apenas 30 kg a menos que o 2.0.

Diferentemente do rival Honda HR-V, que aposta no acerto mais firme da suspensão, o SUV da Hyundai prioriza o conforto. A suspensão absorve com eficiência as crateras paulistanas, enquanto a direção elétrica parece adepta à lei do mínimo esforço. Se o ajuste não é tão comunicativo, ao menos facilita a vida do motorista na hora de manobrar.

Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus (Foto: Hyundai)

Ponto positivo para a ergonomia: por meio dos comandos integrados ao volante – que tem ajustes de altura e de profundidade –, dá para ajustar o controle automático de velocidade, o sistema de som e o computador de bordo. Além disso, todos os vidros têm função um-toque a partir da versão Pulse Plus (nas mais baratas, o item é exclusivo do motorista).

Em relação ao espaço interno, os 2,59 metros de entre-eixos oferecem vão suficiente para as pernas de dois passageiros adultos, a largura e o desenho do assento traseiro não ajudam quem vai no meio. Já o porta-malas de 431 litros tem bom volume para a classe.

Custo-benefício

Por fora, o visual é praticamente igual à intermediária Pulse, com exceção da antena estilo “barbatana”. Isso significa que os faróis com projetores e luzes diurnas de leds, assim como as maçanetas cromadas, continuam restritos à versão topo de linha. De série, há rodas aro 17 diamantadas, só que (infelizmente) os freios traseiros continuam a tambor.

Pelos R$ 3.250 extras, a nova versão justifica o investimento com ar-condicionado digital de uma zona e acendimento automático dos faróis. Além disso, o pacote inclui a mesma central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, GPS integrado, espelhamento por Apple CarPlay e Android Auto utilizado pelo Creta Prestige de R$ 100.990.

Comparado à versão topo de linha, faltam bancos revestidos de couro – no Pulse Plus só há tecido –, ventilação para assento e encosto do motorista, saídas de ar para a segunda fileira e chave presencial com partida por botão. Entretanto, é difícil justificar a falta dos importantes airbags laterais e de cortina, disponíveis apenas para a configuração mais cara.

Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus (Foto: Hyundai)
 
Vale a compra?

Sim. Não dá para entender como a versão intermediária Pulse dispensa itens importantes como a central multimídia e os vidros com função um-toque para todos, mas a novidade corrige essa falha sem elevar tanto o preço do SUV. A motorização 2.0 do Creta Prestige não chega a fazer falta no dia a dia, diferentemente dos airbags laterais e de cortina.

Ficha técnica - Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus

Motor: dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.6, 16V, comando duplo, flex;
Potência: 130/123 cv a 6.000 rpm;
Torque: 16,5/16 kgfm a 4.500 rpm;
Transmissão: automática de seis marchas, tração dianteira;
Direção: elétrica;
Suspensão: independente McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.);
Freios: discos ventilados (diant.) e tambores (tras.);
Pneus: 215/60 R17;
Dimensões: Comprimento 4,27 m; Largura 1,78 m; Altura 1,63 m; Entre-eixos 2,59 m;
Tanque: 55 litros;
Peso: 1.359 kg;
Porta-malas: 431 litros (fabricante).

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